Categorias
Direito

Direito: 5 carreiras que são o futuro da profissão

Quem é advogado pode atuar em diversas áreas. Mas, atualmente, algumas carreiras se destacam e são consideradas o futuro da profissão. Confira!

How to get away with murder, Law & Order e Suits estão entre suas séries favoritas? Entre uma pipoca e outra você fica só imaginando como resolveria os casos? Se seu coração fica acelerado ao assistir aos intensos discursos entre a defesa e a acusação, o curso de Direito pode ser uma boa opção para você. Durante a faculdade, você descobrirá diversos caminhos para garantir o acesso à justiça para todos. Entre tantas opções, algumas têm se destacado e são o futuro da profissão. Confere aí:

Arbitragem

A gente sabe que às vezes é difícil manter a calma e não discutir com aquele colega que está te tirando do sério. Mas calma, respira fundo! Sempre vale lembrar que às vezes basta uma conversa para que a situação se resolva. É mais ou menos assim que funciona a arbitragem.

Advogados que atuam nessa área devem ser os mediadores de conflitos entre duas partes, evitando que o caso seja levado ao Judiciário. Assim, a solução chega mais rápido e o desgaste é bem menor. Negociação, mediação e conciliação são as palavras-chave para isso. Ah, essa área também permite atuação internacional. Você pode ajudar a solucionar conflitos entre dois países, já pensou?

via GIPHY

Compliance

A palavra éum pouco complicada, mas, com certeza, você já deve ter esbarrado com ela por aí. compliance vem do verbo “to comply”, que significa cumprir uma regra ou comando. Na prática, significa a adoção de medidas para evitar a corrupção empresarial, com os funcionários atuando como “fiscais” das regras da organização.

O advogado contribui para a área criando regulamento interno, treinando colaboradores, verificando, identificando e atuando na prevenção de riscos e realizando investigações internas.

via GIPHY

Direito Digital

A presença nos meios digitais é fundamental (assim como manter a reputação nesses meios). É aquela velha sensação. Se não está nas redes sociais, a pessoa nem existe, não é mesmo? Por isso, essa nova área de atuação é tão importante, especialmente porque ainda não existem muitas normas específicas para a “vida digital”.

 O especialista dessa área protege as empresas e pessoas de fraudes, roubos de dados, invasão de servidores, desrespeito aos direitos autorais, fake news, entre outras ações frequentes nos dias atuais.

via GIPHY

Direito Penal

Se você assistiu How to get away with murder, saiba que é na área do Direito Penal que os profissionais atuam como criminalistas, promotores, delegados de polícia e defensores públicos. Então, já vai incorporando a Annalise Keating que habita em você para atuar na resolução de conflitos quando cidadãos ou empresas violam a lei.

 Aqui, aparecem os casos que envolvem roubo, sequestro, assassinato, entre outros. O objetivo do profissional dessa área é proteger a ordem e a paz social.

via GIPHY

Direito Tributário

Que o Brasil é um dos países com maior quantidade de impostos você já sabe. Mas sabia que o advogado tributário tem papel fundamental para ajudar na fiscalização da arrecadação desses tributos?

O especialista na área atua na prevenção contra riscos fiscais, defendendo o interesse dos clientes e empresas e evitando que eles paguem mais do que o necessário para o Governo e também, o contrário, garantindo que todos estejam em dia com suas obrigações.

via GIPHY

>> Confira também 5 perfis de Direito para seguir no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *