Categorias
Dicas

Soft skills? Descubra o que é isso!

“Mano! Olha minhas skills…”

Com certeza, você já ouviu alguém falando isso por aí. Skill significa nada mais nada menos que habilidades. Em um jogo on-line, por exemplo, isso conta muito na hora de ver o quanto um personagem pode ser um jogador superpoderoso.

Soft Skills são habilidades que as pessoas têm (ou não) e que podem ajudar, e muito, na hora de conquistar o mercado de trabalho.

Até um tempo atrás, as pessoas eram medidas pela quantidade de cursos, diplomas e certificados que tinham no currículo. Quanto mais capacidade técnica, maior era a chance de ser contratado e ter um cargo legal em uma empresa. Esse conjunto todo de habilidades que podemos aprender com cursos, tutorias e livros são chamadas de hard skills: aprender outro idioma, fazer a manutenção de um computador, saber operar um paciente e outras tantas coisas.

Já as soft skills são aquelas habilidades que falam mais sobre suas características comportamentais e costumam ser mais difíceis de ensinar a aprender: gostar e ter facilidade de trabalhar em equipe, ser apaixonado por aprender, ser um líder nato, ser flexível e outras coisas que, fala sério, não tem como fingir ter por muito tempo, né?

E se antes ter uma hard skill bastava, hoje em dia, cuidado! Muitas empresas preferem contratar um profissional que não saiba muito bem falar inglês, mas que tenha facilidade de se relacionar com o time, por exemplo. Eles acham que é mais fácil ensinar inglês, do que mudar o comportamento de alguém que é muito antissocial.

A maior parte das soft skills observadas por quem contrata são aquelas que falam sobre a capacidade de interagir com pessoas, então, bora socializar e jogar o mau humor de lado. Pessoas que costumam ser positivas e levantar o astral no ambiente de trabalho também podem ter melhores chances de uma promoção.

Se você acredita que tem boas soft skills, já pode começar a pensar em colocá-las no currículo e no perfil do Tinder, pois elas poderão render alguns pontos extras nos matchs nas entrevistas de emprego.

Uma resposta em “Soft skills? Descubra o que é isso!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *