Dicas

Como organizar a rotina estudando on-line?

Você é organizado, dedicado e disciplinado? Essas três qualidades são muito importantes para o aluno mandar bem nos estudos à distância.

Se você acha que não tem essas qualidades, calma… Não vá concluindo que você não leva jeito pra coisa.

Em primeiro lugar, você precisa estar convencido de que a educação a distância é realmente interessante e vantajosa para o seu momento atual.

Entenda, por exemplo, que ao optar por um curso EAD você tem mais flexibilidade de horários e que, por isso, deve desenvolver disciplina.

O professor Gustavo Gava, filósofo com Mestrado e Doutorado na área de Filosofia da Mente, dá ótimos conselhos pra quem quer se adequar a uma rotina de estudos em casa.

Siga estas dicas, se organize e mande ver!

1 – Escolha o melhor ambiente

Não, sua cama não é o melhor lugar pra estudar. O que é confortável para seu corpo não é necessariamente confortável para seu cérebro.

A partir dos hábitos, o cérebro associa cada ambiente a determinada ação. Ou seja, se você deitar na cama pra estudar, a chance de você ficar sonolento e com preguiça é enorme!

Então, analise sua casa: qual cômodo é o mais adequado pra estudar? É importante que o espaço seja bem ventilado, iluminado, limpo e organizado.

2 – Faça uma lista do que você vai precisar

Caneta, lápis, borracha, marca-texto, calculadora, bloco de notas, livros… Seja lá o que você vai precisar, coloque tudo em uma liste e providencie todos os itens.

Isso parece meio bobo, né? Mas é essencial para que seus estudos não sejam eventualmente interrompidos: “ah, meu estojo ficou lá no quarto!”.

Você pode também fazer check lists semanais. Toda segunda-feira, por exemplo, liste os itens (incluindo textos e conteúdos) que vão ser usados naquela semana.

3 – Estabeleça um horário fixo

“O relógio biológico também funciona para os estudos”, diz o professor Gava. Reconheça em qual momento do dia você se sente mais disposto pra assimilar informações.

Veja se é possível inserir os estudos nesse período. Importantíssimo: não confunda disciplina com tortura ou algo parecido.

Seja flexível e, em especial, saiba que imprevistos acontecem. Para que eles não prejudiquem seus estudos, determine outras duas possibilidades de horário ao longo dia.

E agora? Você acha possível estudar a distância? Essas dicas vão te ajudar a ter as características de um aluno EAD: organização, dedicação e disciplina.

Acompanhe o Faz Aí e saiba tudo sobre educação a distância. Se quiser, dê uma olhada também nos cursos EAD da Universidade Positivo!