#UPfazendoacontecer

Como o curso de Psicologia pode auxiliar no combate à violência doméstica?

O impacto do isolamento social provocado pelo novo Covid-19 tem afetado a rotina de muitos brasileiros. A quarentena nos obrigou a adotar um novo estilo de vida e fez com que diferentes modelos de negócios e iniciativas sociais surgissem, estas com o intuito de resolver problemas que se acentuaram nos últimos dias.

Dentre os impactos sociais, os casos de violência doméstica estão entre os que mais têm exigido atenção e cuidado. De acordo com a Polícia Militar, no primeiro final de semana de isolamento, Curitiba registrou um aumento de 15% dos casos oficiais – ou seja, que foram denunciados.

Diante desse cenário, surgiu o Projeto Vidora, uma iniciativa dos alunos e ex-alunos do curso de Psicologia da Universidade Positivo. Ele oferece apoio psicológico às mulheres vítimas da violência doméstica.

No projeto, são realizadas diferentes ações de interação on-line, por meio das redes sociais, visando informar a população e disseminar orientações para combate e prevenção desses abusos.

O projeto vem realizando publicações semanais de vídeos e textos, com base em questionamentos levantados pela comunidade, dentro das próprias redes sociais. Os alunos também estão encaminhando alguns casos aos psicólogos parceiros da ação.

Para saber mais acesse o Facebook ou o Instagram do projeto!