Categorias
Enfermagem Saúde

5 fatos sobre Enfermagem e saúde mental que você ainda não conhecia

O enfermeiro de saúde mental é o responsável por cuidar do bem-estar, equilíbrio e autoconhecimento das pessoas. Escutar com atenção, trabalhar de forma criativa e valorizar a dimensão afetiva são atitudes que fazem parte de seu DNA. Mas, se você pensa que a importância de um profissional dessa área pode ser descrita em apenas um parágrafo, você está errado.

Descubra 5 fatos bem curiosos sobre um profissional da área de Enfermagem e saúde mental.

Fato 1: ele cuida dos pacientes de forma integral

via GIPHY

Cuidar da saúde física e psicológica do paciente, considerando suas individualidades, é a grande missão de um enfermeiro de saúde mental.

Fato 2: ele busca estimular mudanças nas atitudes dos pacientes

via GIPHY

Um enfermeiro de saúde mental, por entender as principais aflições dos pacientes, é a pessoa ideal para estimular mudanças e para apontar capacidades, limites e potenciais de transformações.

Fato 3: ele é mestre em identificar traços de transtornos mentais

via GIPHY

Nem sempre os sinais de transtornos mentais são evidentes em um paciente. Identificá-los, portanto, é uma missão que pode ser resolvida por um enfermeiro que atua na área de saúde mental.

Fato 4: ele promove a qualidade de vida

via GIPHY

O trabalho de um enfermeiro não consiste apenas em realizar procedimentos médicos, ele pode atuar também em projetos que levam atividades diferenciadas aos pacientes com transtornos mentais e que auxiliam na redução da ansiedade, no aumento da autoestima e na melhora das funções psíquicas.

Fato 5: ele favorece a integração social

via GIPHY

A função do enfermeiro, com certeza, não se limita a noção de cura física, porque esse profissional pode trabalhar na reinserção de um indivíduo com transtorno mental na sociedade, realizando com eles intervenções que os preparam para o convívio social.  

Se você pensa em estudar Enfermagem, aproveite o tempo que você passará na faculdade para participar de projetos relacionados à enfermagem e saúde mental ou até mesmo para se preparar profissionalmente para atuar nessa área após a formação.

Leia também: 7 coisas que um enfermeiro faz e você não sabia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *