Comunicação Design Design de Moda Design Visual

Design não é só um “rostinho” bonito

A teoria diz que não devemos julgar um livro pela capa, mas, na prática, sabemos que não é bem assim…

Fala a verdade, quantas vezes você já escolheu, ou deixou de escolher, determinado produto por causa da embalagem? Quantas vezes deixou de usar a marca “X” porque a “Y” era muito mais fácil de usar ou carregar?

Celulares, escovas de dentes, garrafas de água, pacotes de biscoito bolacha, carros, móveis e, até mesmo, modelos de gestão e processos empresariais são estrategicamente pensados e desenhados para proporcionar conforto, segurança e praticidade para o consumidor. O culpado por tudo isso atende por um nome: designer.

Você sabia que as garrafas de água, hoje em dia, têm 20% a menos de plástico na composição? Essa redução faz com que ela tenha um peso menor, barateando os custos de produção e transporte e ajudando a cuidar do meio ambiente. O planeta e as tartarugas agradecem!

Sim! É possível trabalhar (e ganhar dinheiro) resolvendo problemas que a gente nem sabia que existiam. Pense na geração de seus pais, por exemplo. Como era a rotina escolar dessa galera? Provavelmente, eles caminhavam até a escola com aqueles famosos sapatos da época, não muito confortáveis… E, se quisessem ouvir música, precisavam carregar um toca fitas K7, modelo tijolão, na cintura. Na hora das pesquisas escolares, pensa no trampo: 6 Kg de enciclopédias e quatro folhas de papel almaço. Imagina o tamanho da mochila dessa turma!

É, pequeno Padawan, você nasceu em outros tempos e pode carregar quase tudo isso na palma da mão. E se tudo isso evoluiu de forma tão rápida, jogue suas mãos para o céu e agradeça: ao designer. Ele facilita as ações do dia a dia e, de quebra, ainda deixa o mundo mais bonito e sustentável.

E aí, está preparado para desenhar um mundo melhor?