Direito não é só teoria: já ouviu falar do NPJ?

Uma das partes mais legais de quando você entra na universidade é poder aplicar na prática tudo o que você está aprendendo. Afinal, ninguém merece passar os dias só na sala de aula com a cara nos livros, né? Cada curso tem suas particularidades e atividades diferenciadas, que permitem que você viva um pouco do dia a dia da profissão, além de conhecer novas realidades, interagir com a sociedade e deixar a vida de estudante mais dinâmica e divertida.

No Direito, por exemplo, é o NPJ que permite tudo isso. Você já ouviu falar dele? O Núcleo de Práticas Jurídicas é o espaço, nas universidades, onde os estudantes praticam todo o conteúdo teórico aprendido até então. É onde você vai colocar a mão na massa e prestar atendimentos jurídicos gratuitos para a população.

O mais legal é que, além de aprender, você ainda realiza um serviço superimportante para a sociedade, garantindo que todos tenham acesso aos seus direitos!

E como funciona o NPJ?

O estágio no NPJ inicia, geralmente, lá pelo 4° ano de curso, quando você já tem uma boa base de conhecimento. Os atendimentos são gratuitos e passam por duas fases. Na primeira, é feita uma entrevista com o cliente para entender um pouco melhor sobre seu perfil e sobre o caso. Se tudo estiver certo e ele se encaixar nos pré-requisitos, os alunos, com acompanhamento dos professores, pensam na solução jurídica mais adequada e dão continuidade aos processos, acompanhando todas as etapas. Você vai:

• Realizar contato com o cliente;
  • Filtrar o que é relevante juridicamente;
  • Definir a melhor estratégia para o problema;
  • Fazer pesquisas para encontrar a melhor solução;
  • Redigir processos;
  • Participar de sessões e audiências;
  • Elaborar defesas;
  • Visitar órgãos judiciários.

Tudo isso ainda na faculdade e com o acompanhamento dos professores. Legal, não?!

Mão na massa e direitos garantidos

Para você entender um pouquinho melhor, olha só que demais esses dados do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Positivo, em Curitiba (PR), considerado um dos maiores do país:

>> Confira também as 5 carreiras que são o futuro do Direito