O profissional de Publicidade e Propaganda é o amigo diferentão, cheio de ideias, que pode atuar em agências, consultorias, produtoras, empresas ou por conta própria, realizando atividades bem diversificadas. Vamos descobrir quais são elas?
Atendimento
É aquele coleguinha superorganizado, que sempre sabe tudo o que está acontecendo. O atendimento fala diretamente com os clientes e ainda orienta sua equipe sobre o que deverá ser feito, garantindo o melhor uso dos recursos financeiros e o cumprimento de prazos.
Audiovisual
É o típico filmmaker que grava e edita vídeos e ainda manja de tudo um pouco. O profissional da área de Audiovisual une os conhecimentos teóricos aos práticos, conhecendo ângulos e planos fotográficos e tipos de câmeras, lentes, iluminação, equipamentos de áudio e ferramentas de edição.
Direção de arte
O diretor de arte é o responsável pelas produções gráficas e visuais. Com o auxílio de softwares de edição e ilustração, ele desenvolve materiais que são criativos e, ao mesmo tempo, capazes transmitir mensagens.
Mídia
Uma pessoa com mente criativa e um raciocínio ágil e hábil para os negócios. Esse é o profissional de mídia. Sua função é negociar com os veículos de divulgação e estabelecer estratégias superefetivas para levar a mensagem de uma marca até seus clientes, fazendo valer os investimentos da empresa.
Redação
Redator é o mestre das artes ocultas textuais e a pessoa
responsável por preparar roteiros, títulos, textos e frases de forma criativa e
certeira, impactando o leitor e atraindo sua curiosidade. Geralmente ele atua lado
a lado com seus colegas, os diretores de arte, para garantir que os jobs sejam 10/10.
Social media
O social media é o cara responsável pelo gerenciamento de perfis e páginas nas redes sociais. Ou seja, é quem determina como será feita a comunicação em cada plataforma e como será utilizada a publicidade paga. Criar estratégias de SEO e verificar resultados e métricas nas redes sociais também são funções desse profissional.
Já sabe qual área você irá escolher? Fique de olho nas próximas publicações da editoria de Comunicação.
Leia também: Design não é só um “rostinho” bonito.