Ciências Biológicas Educação Física Física História Letras – Português e Inglês Licenciaturas Matemática Química

Licenciatura: 7 cursos que você precisa conhecer

O fim de 2019 está se aproximando e com ele, a conclusão de mais um ano de ensino. Chegou o momento de muitos estudantes pensarem sobre suas possíveis escolhas profissionais. Se você se identifica com a carreira de professor, este conteúdo é perfeito para você. Nele, serão apresentados 7 cursos de Licenciatura que demandam cada vez mais novos docentes. Vai ver, um deles combina com você!

1) Ciências Biológicas

Esse curso forma profissionais capacitados para dar aulas de Ciências e Biologia. Durante a faculdade, os alunos terão a oportunidade de estudar todas as formas de vida e de participar de atividades que os preparam para o ambiente educacional.

Os formados em Ciências Biológicas poderão trabalhar em instituições de ensino privadas e públicas, mas empresas, ONGs e museus também contratam esses profissionais para desenvolver ações educativas. Interessante, não?

2) Educação Física

Formar educadores físicos competentes para o exercício da docência: essa é a missão da Licenciatura em Educação Física. No curso, os estudantes da área terão acesso a aulas voltadas para a compreensão do funcionamento do corpo como um todo, mas depois, as energias serão focadas em matérias direcionadas à docência, como: Lazer e Recreação no Ambiente Escolar, Tecnologias Educacionais na Educação e Atividades Lúdicas e Jogos na Escola.

O licenciado em Educação Física, além de dar aula, poderá trabalhar com treinamentos e programas de qualidade de vida. Ou seja, campos de atuação não faltam.

3) Física

O curso de Física forma professores que podem atuar em escolas que ofertam o Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Profissionalizante e também em cursinhos. Os alunos que resolverem encarar os desafios dessa formação terão a oportunidade de estudar tudo o que envolve a relação entre matéria e energia, os fenômenos físicos, as partículas subatômicas e outros assuntos bem técnicos e curiosos.

Após a faculdade, os formados em Física encontrão no mercado de trabalho um grande leque de opções de atuação, que vão desde as aulas até os centros de pesquisa e editoras. Está aí um curso no qual vale a pena investir.

4) História

Esse curso é perfeito para quem curte explorar conteúdos relacionados à História Antiga, Idade Moderna e História Moderna e Contemporânea. Na faculdade, os estudantes serão convidados a investigar diversos aspectos da vida, os eventos históricos e muito mais! O grande objetivo dessa formação é levar os futuros professores a entender um pouco mais sobre a origem de tudo que nos cerca. A possibilidade de viajar no tempo é algo que chama (e muito) a atenção de quem escolhe estudar História.

Com o certificado em mãos, o licenciado em História poderá dar aulas, trabalhar como pesquisador e atuar em museus, instituições de preservação de documentos e editoras, produzindo materiais didáticos que serão utilizados nas instituições de ensino.

5) Letras

Com o curso de Letras, os profissionais serão capazes de desvendar todos os segredos da língua portuguesa e, se assim escolherem, de idiomas estrangeiros, como o inglês. Se tivéssemos que eleger um curso de Licenciatura para liderar o ranking dos mais badalados do mercado de trabalho, certamente, Letras seria o escolhido. Isso acontece por conta dos inúmeros campos de atuação que existem para um profissional da área, como empresas que possuem um setor de Comunicação, editoras, organizações do ramo educacional (escolas e centros de idiomas), empresas de tradução, empresas que utilizam o serviço de secretariado bilíngue etc.

6) Matemática

Números, números e mais números. Se a leitura dessa frase não lhe causou nenhum tipo de fadiga ou desespero, o curso de Matemática pode se encaixar muito bem ao que você deseja exercer como profissão. Na Licenciatura em Matemática, os estudantes entrarão em contato com tudo o que foi aprendido durante a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e Médio, porém de forma mais aprofundada. A proposta dessa formação é levar os alunos a entender de onde surgiram os teoremas e as fórmulas e a melhor forma de ensiná-los.

O profissional formado em Matemática poderá atuar em escolas públicas e privadas, organizações sociais, cursinhos, editoras e por aí vai. É opção atrás de opção.

7) Química

Experiências, análises e misturas são assuntos que fazem o coração dos estudantes de Química bater mais forte, ainda bem que durante a faculdade não faltam conteúdos relacionados a esses temas. A meta desse curso é formar profissionais que entendam os principais fundamentos da Química, os elementos da natureza e as reações químicas a ponto de transmitir esses conhecimentos da melhor forma possível a outras pessoas.

Os profissionais formados em Química geralmente trabalham em escolas, mas nada os impede de atuar em editoras, empresas da área, cursos livres, laboratórios etc.

O que achou das Licenciaturas mencionadas acima? Ficou com vontade de conhecer um pouquinho mais sobre elas? Fique de olho no Faz Aí.