Categorias
Licenciaturas Matemática

Me formei em Matemática. E agora?

Depois de quatro anos estudando Cálculo Diferencial, Álgebra Linear, Geometria Euclidiana, Lógica Matemática e mais algumas dezenas de matérias relacionadas à educação e aos números, os profissionais de Matemática precisam assumir uma nova missão: decidir o rumo de sua carreira.

via GIPHY

Engana-se quem pensa que os licenciados em Matemática se formam apenas para dar aulas nas redes de Ensino Fundamental e Médio. Esses profissionais podem exercer atividades diversas.

Conheça um pouco mais sobre os campos de atuação de um matemático. 

1) Instituições financeiras e bancos

Os matemáticos são ótimos desenvolvedores de softwares e sistemas bancários, por esse motivo são tão requisitados pelas instituições financeiras, um modelo de negócio que exige de seus funcionários raciocínio lógico e muita facilidade com números, algo que os licenciados em Matemática têm para dar e vender.

2) Empresas de pesquisa e estatística

A rotina de um profissional de pesquisas matemáticas é recheada de cálculos, cálculos e mais cálculos. O grande objetivo de quem atua nessa área é contribuir significativamente com o desenvolvimento de métodos que permitam explorar a fundo os números, os métodos e as projeções matemáticas.

3) Empresas de Engenharia

Os matemáticos que investem na preparação para o mercado de Engenharia são extremamente disputados pelas empresas. Isso acontece por conta de uma habilidade que somente esses profissionais têm, a de resolver problemas do cotidiano de forma eficiente e utilizando cálculos matemáticos avançados.

4) Editoras

Os licenciados em Matemática entendem tanto sobre educação, números, equações e projeções que eles são as pessoas ideais para elaborar materiais didáticos da área. Criatividade também é algo que não falta para esses profissionais.

5) Laboratórios de inovação

Os laboratoristas de inovação atuam em parceria com profissionais de diversas áreas. O grande objetivo dos matemáticos que trabalham nesses espaços colaborativos é contribuir para a criação de produtos e serviços que sejam inovadores, principalmente para bancos, instituições financeiras e empresas de informática.

6) Laboratórios de informática

Os profissionais licenciados em Matemática podem contribuir, e muito, com o surgimento e aperfeiçoamento de computadores e também com o avanço das ciências relacionas à computação. Essa área é perfeita para aqueles profissionais que possuem dois grandes amores: a matemática e a informática.

Aí estão alguns locais que gostam de contar com a atuação dos matemáticos. Pense bem sobre cada um deles e, principalmente, naquilo que você deseja realizar em sua carreira. Mudanças de área de atuação ao longo da profissão são viáveis, mas acertar na escolha de primeira também é algo bem interessante.

Leia mais: 7 cursos para quem é fã de tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *