Categorias
Business Gestão da Qualidade

O que se estuda em Gestão da Qualidade?

Vamos dar início a este texto com uma notícia ma-ra-vi-lho-sa: cada vez mais, o mercado de trabalho aumenta suas buscas por profissionais engajados, curiosos e, principalmente, com conhecimentos relacionados às normas de gestão da qualidade.

Mas, por que esses profissionais são tão importantes?

via GIPHY

A resposta para essa pergunta é moleza: porque os gestores da qualidade são as pessoas ideais para acompanhar rotinas de produção, propor processos de trabalho voltados para qualidade e produtividade, realizar auditorias e treinar profissionais que atuam em áreas relacionadas à produção. Atividades que são consideradas essenciais para manter uma organização a pleno vapor.

Porém, para que um profissional consiga dar conta (da melhor maneira possível) de todas as atividades que foram mencionadas aí em cima, é necessário que ele encare pelo menos dois anos de muito estudo.

via GIPHY

E sabe quais serão os principais temas explorados pelos estudantes de Gestão da Qualidade?  

Tudo o que possa estar relacionado aos pilares que mantêm as empresas fortes e competitivas. Alguns desses princípios são foco no cliente, liderança proativa, melhoria contínua, boa relação com fornecedores, visão sistêmica, gerenciamento de pessoas e relacionamento com colaboradores.

Vale ressaltar, também, que durante o curso de Gestão da Qualidade, os estudantes terão a chance de viver a profissão por meio de disciplinas que possuem conteúdos mais específicos, ou seja, que procuram prepará-los para os desafios técnicos que surgirão ao longo da carreira.

Aí estão algumas delas:

  • Gestão de Pessoas: totalmente focada em temas que envolvem o líder e a equipe;
  • Comunicação Empresarial: aulas quem aprofundam conhecimentos relacionados ao fluxo de informações entre as empresas e seus colaboradores;
  • Gestão da Produção: voltada para assuntos que remetem à logística, qualidade e produtividade.
  • Gestão de Projetos: apresenta teorias que auxiliam nos processos de análise, gerenciamento e otimização das partes de um projeto;
  • Gestão Estratégica de Custos: tem como principal objetivo apurar conceitos relacionados a despesas e, por consequência, lucratividade;
  • Engenharia e Segurança do Trabalho: expõe conteúdos que ajudam no entendimento da importância das políticas de segurança;
  • Planejamento Estratégico da Qualidade: contextualiza as etapas e os tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional).

Agora que você já sabe quais assuntos que estão por trás da formação de um gestor da qualidade, já é possível responder a uma perguntinha bem básica: você está pronto para investir nessa carreira?

Estamos torcendo para que sua resposta seja sim. Afinal, a sobrevivência das organizações modernas depende cada vez mais daqueles que optam pela faculdade de Gestão da Qualidade.

Leia também: 8 soft skills mais exigidas no mercado de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *