Categorias
Licenciaturas Matemática

Eu + Matemática. Será que dá match?

Somos capazes de apostar: você com certeza tem um amigo que vive falando o quanto a Matemática é difícil e desafiadora. Não é mesmo? Mas, se você nunca se abalou com declarações como essa, existem grandes chances do curso de Matemática ser o ideal para seu perfil profissional.

Quer tirar a prova real? Conheça abaixo informações valiosíssimas sobre essa formação. Com elas, ficará mais fácil para definir se você deve ou não encarar uma carreira na área.

Informação 1: os matemáticos precisam amar números e cálculos

via GIPHY

E coloca amor nisso! Ao entrar para a faculdade de Matemática, você irá se deparar com inúmeras disciplinas aprofundadas da área de exatas. Sabe aqueles exercícios básicos do Ensino Fundamental e Médio, como as equações de 1° e 2° grau? Eles darão lugar a problemas mais complexos, voltados principalmente para as noções de cálculo, álgebra, aritmética, estatística e geometria.

Ou seja, se você não faz parte do grupo dos apaixonados por números, é bom repensar se essa carreira irá te satisfazer.

Informação 2: a Licenciatura em Matemática também é válida para quem não quer se professor

via GIPHY

É isso mesmo! Se a sala de aula não é sua praia, fique tranquilo, com o curso de Matemática é possível atuar em indústrias, instituições financeiras, empresas de tecnologia, editoras, organizações sociais e em outros locais.

Nesses ambientes, será possível mostrar o quanto você pode contribuir nos seguintes quesitos: desenvolvimento de análises estatísticas e projeções, criação de algoritmos para softwares, gerenciamentos dados e produção de pesquisas para a área de exatas.

Informação 3: para se formar em Matemática, também é necessário entender alguns conceitos da área de humanas

via GIPHY

Se você escolheu cursar Matemática para manter distância da área de humanas, pare tudo e pense sobre seu futuro novamente.

Embora boa parte das disciplinas da faculdade de Matemática sejam carregadas de números e mais números, você também terá que se dedicar a outros saberes, como Filosofia, Ética e Psicologia da Educação.

Informação 4: pessoas detalhistas, curiosas e que gostam de resolver problemas costumam se dar muito bem no curso de Matemática

via GIPHY

Se você carrega em sua bagagem doses extras de empolgação para vencer desafios e vontade de sobra para lidar com atividades práticas (que exigem soluções exatas e precisas), sua atuação como matemático tem 99,9% de chance de dar muito certo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o curso de Matemática, ficou mais fácil para responder a uma pergunta que não quer calar: essa formação é para você? Conta aí!

Obs.: ao persistirem as dúvidas, o Faz Aí deverá ser consultado.

Leia também: O que o mercado de trabalho espera de você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *