Comunicação Fotografia

Dia do Fotógrafo: por que fazer uma graduação na área?

Hoje, comemoramos o Dia do Fotógrafo, e para celebrar essa data no melhor estilo, criamos este post, que irá provar o quanto é importante investir em uma graduação em Fotografia para atuar e crescer na área.

Ficou curioso? Então, foca no conteúdo abaixo!

Equipamento

Esse é um ponto que pega todo mundo que resolve investir na produção de fotografias.

Escolher a primeira câmera nunca é fácil, pior ainda é pensar sobre as lentes (qual comprar? Qual é a melhor? Elas servem para a mesma coisa?). Afinal de contas, ninguém começa atuando em um estúdio profissional, com uma câmera supermoderna e um kit de lentes à disposição. Certo?

Errado!

Dentro do curso de Fotografia, tudo isso e muito mais ficam disponíveis para os estudantes. Diferentes tipos de câmeras, tripés, flashes, estabilizadores, rebatedores, lentes de todos os tipos e com diversas funções, sem contar o estúdio fotográfico. Ufa! Quanta coisa boa…

Para quem está começando, essa variedade de itens se assemelha a um parque de diversões, onde é possível se divertir e ainda treinar e colocar a criatividade para funcionar.

Networking

Para quem não está familiarizado, networking nada mais é do que contatinhos – mas não do tipo que você está pensando, e sim do tipo que vai te dar um help na vida e no mercado de trabalho.

Uma parte excelente da graduação em Fotografia é a oportunidade de estar em contato com pessoas o tempo todo. Na faculdade, os alunos podem trocar ideias com professores que são referência na arte de fotografar e que, com certeza, poderão ajudá-los no início de uma carreira.

E é claro, também tem os colegas de turma. É sempre bom ter amigos por perto, para trocar experiências e dicas, e quem sabe até organizar um “rolezinho” fotográfico.

Além da fotografia

Ok, não irei negar o valor de um bom tutorial ou fórum de discussão na internet, mas a principal vantagem de um curso aprofundado na área é aprender muito mais do que a função do obturador e o porquê das diferentes lentes.

Ao longo do curso, será possível entrar em contato com o mundo da fotografia e com alguns aspectos legais relacionados ao uso de imagens.

Na faculdade, os estudantes também terão a chance de investigar curiosidades voltadas para o empreendedorismo. Afinal, todos os profissionais precisam conhecer o valor de seu trabalho e saber como cobrar por ele. Não é mesmo?

Conhecimento teórico

Ah, os alunos também aprenderão sobre gêneros fotográficos. Ou seja, desde os conceitos de fotografia editorial, publicitária e jornalística até fotografia cinematográfica e para vídeos.

Vale ressaltar que o aperfeiçoamento das competências que são fundamentais para realizar produções próprias e tratar imagens também será bem explorado ao longo das aulas de Fotografia.

Em 2020, que tal passar o Dia do Fotógrafo como um profissional da área?