Categorias
Quem tá junto

Autoconhecimento x Desenvolvimento

Autoconhecimento é o assunto que antecede todos os outros quando visamos ao desenvolvimento pessoal. Mas afinal, por que isso é importante?

via GIPHY

Para que as pessoas saibam quem elas são, o que elas querem e quais são seus valores, assim ficará muito mais fácil para direcionar ações que levarão a conquista de grandes objetivos, essa reflexão auxilia a eliminar medos e diminuir o estresse causado pela frustração.

Autoconhecimento é um instrumento de empoderamento e autoconfiança, para que a pessoa possa ser quem realmente quiser.

Como eu posso fazer para me autoconhecer?

Tomando consciência de si

via GIPHY

Existem diversos meios para se autoconhecer, mas o principal deles é tomando consciência de si. Ou seja, prestando atenção em seus atos, sentimentos e reações. O mapeamento por meio da autoanálise é a melhor forma de iniciar esse processo, assim você irá entender como sua mente funciona em determinadas circunstâncias e notar padrões recorrentes de comportamento, o que, certamente, facilitará o reconhecimento do que você precisa mudar para ser sua melhor versão.

A meditação ajuda na percepção de si, por isso ela é praticada por muitas religiões, principalmente as orientais. Embora a meditação tenha nascido há cerca de 2500 anos, somente em julho de 2013 ela ganhou aval científico.

Com a ressonância magnética e a tomografia, percebemos que a meditação muda o funcionamento de algumas áreas do cérebro, e isso influencia no equilíbrio do organismo como um todo”, diz o psicólogo Michael Posner, da Universidade de Oregon.

Os efeitos da meditação são impressionantes”, afirma Judson A. Brewer, professor de psiquiatria da Universidade Yale.

Pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain, da Universidade da Califórnia, descobriram que a prática da meditação aumenta a atividade do córtex cingulado anterior (área ligada à atenção e concentração), do córtex pré-frontal (ligado à coordenação motora) e do hipocampo (que armazena a memória), estimula a amígdala, que regula as emoções, e que, quando acionada, acelera o funcionamento do hipotálamo, responsável pela sensação de relaxamento.

Realizando inventários

via GIPHY

Diversos autores, como o psicólogo Howard Gardner, criador da Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolveram estudos a fim de categorizar e mapear os padrões do comportamento humano. Esses trabalhos foram os precursores dos famosos inventários, ferramenta que auxilia no autoconhecimento.

Quer saber um pouco mais sobre essa ferramenta que identifica competências e preferências naturais dos indivíduos?

Participando de mentoring

via GIPHY

Não há nada melhor do que a ajuda de um especialista da área de desenvolvimento humano para orientar as pessoas no processo de se autoconhecer. Um programa de mentoring é capaz de auxiliar os indivíduos no aperfeiçoamento de habilidades e competências que serão essenciais na organização da vida com um todo, mas, principalmente, na construção de uma carreira.

Legal, não?

Na Universidade Positivo, por exemplo, alunos e ex-alunos podem contar com o apoio da Central de Carreiras para realizar esse modelo de trabalho. Para saber mais, clique aqui.

Leia também: Como as experiências universitárias podem ajudar em sua carreira?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *