Categorias
Comunicação Design Design de Moda Design Visual Fotografia Jornalismo Marketing Digital Moda Publicidade e Propaganda

As soft skills dos profissionais de Comunicação e Design

Soft skills são as habilidades que compõem a personalidade dos profissionais. São elas que te ajudam a crescer na carreira.

Em alguns casos, certas empresas já levam tais habilidades como requisitos para contratar ou não. Saber gerir o tempo, ser colaborativo e proativo são valores fundamentais para o profissional que entra no mercado de trabalho. Mas, algumas habilidades são muito mais requisitadas em determinadas áreas, como é o caso da Comunicação e do Design.

Vem que eu te conto mais!

Repertório e criatividade

via GIPHY

Psicologicamente falando, sabemos que ideias não surgem totalmente do nada, e que tudo aquilo que você pensa, nasce a partir de suas experiências e referências pessoais.

Por essa razão, conhecer diferentes áreas e assuntos se torna fundamental para qualquer profissional de Comunicação e Design. É necessário sair da zona de conforto e explorar novas tendências e tecnologias e conhecer um pouco de tudo aquilo que rola no mundo.

Em outras palavras, para ter boas ideias, é preciso cercar-se de boas referências!

Teamwork

via GIPHY

Tirando a parte criativa, outra habilidade fundamental aos comunicadores e designers é a capacidade de trabalho em equipe e de relações interpessoais.

Seja você é um freelancer ou um profissional de carteira assinada, não há escapatória, e em algum momento, você terá que trabalhar com outro grupo de pessoas, com diferentes conhecimentos e competências.

Além da colaboração no trabalho, ter boas relações com as pessoas da área pode ser um apoio para a vida, afinal, nunca se sabe quando uma indicação ou um favor pode ser necessário. Não é mesmo?

Autogestão

via GIPHY

Outro aspecto necessário aos profissionais da área é a capacidade de gestão e adaptação. Em diversos momentos, você terá que tomar frente dos projetos para aprender a lidar com grandes demandas.

Além disso, ter velocidade para reagir às mudanças, ter capacidade de aprender com os erros e fazer muito mais do que a própria função exige são outros fatores importantes para o profissional da atualidade.

Quer saber mais sobre soft skills? Leia também: 8 soft skills mais exigidas no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *