Categorias
Jogos Digitais TI

5 carreiras para atuar com desenvolvimento de jogos

O mercado de desenvolvimento de jogos é um dos mais promissores dentro dos ramos da tecnologia e do entretenimento. Por esse motivo, a demanda por profissionais criativos e capazes de inovar está cada vez maior.

Mas, você sabe quais profissões conseguem se destacar nesse meio? Nós vamos te contar!

Roteirista

via GIPHY

Um dos primeiros passos para a produção de um jogo é a história. E sabe quem é o responsável por essa parte? O roteirista. É ele quem dá o primeiro respiro ao game, criando um universo próprio, determinando o tom e a linguagem do jogo. Sua missão é desenvolver uma história que seja capaz de capturar nosso interesse e curiosidade – pelos personagens e pelo mundo ali presente.

Game designer

via GIPHY

É impossível falar sobre desenvolvimento de jogos sem falar sobre a função de um game designer. Afinal, é ele o grande responsável pela jogabilidade e o conceito de um determinado game. Puzzle, RPG ou FPS –ou tudo isso ao mesmo tempo – É esse cara quem vai decidir!  

Artista gráfico

via GIPHY

Tudo aquilo que você vê em tela é definido pelo artista gráfico. Esse profissional é quem define o visual, desde cores, formas e texturas, para os personagens, objetos e cenários.

Assim como o game designer e o roteirista, ele deve considerar a experiência que o jogador terá e ser capaz de traduzir a história e o conceito do jogo por meio dos elementos visuais.

Animador e técnico de 3D

via GIPHY

São os responsáveis pela produção e animação dos personagens, objetos e cenários do game. Eles trabalham para elaborar e dar vida aos projetos desenvolvidos pelo artista gráfico, criando a movimentação e a linguagem corporal dos personagens, por exemplo.

Programador

via GIPHY

O programador é quem dá vida a todo o projeto desenvolvido por seus colegas. Ele:

  • Desenvolve a base para o funcionamento de um jogo,
  • Elabora a física e a mecânica do game, considerando questões técnicas, como a plataforma onde o jogo irá rodar;
  • Cuida dos bugs;
  • E muito mais!

Quer aprender mais sobre tudo o que está aí em cima? Bora conhecer o curso de Jogos Digitais da Universidade Positivo.

Leia também: 7 cursos para quem é fã de tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *