10 mitos e verdades sobre EAD – parte 2

O que é mito e o que é verdade sobre Educação à Distância?

Esta é a segunda parte de um material que preparamos para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a modalidade EAD, que ainda gera descrença no Brasil.

Preste atenção ao que diz o diretor da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed) e pró-reitor da Universidade Positivo, Carlos Longo, para ficar por dentro de tudo.

Leia também a parte 1 desta matéria

1 – Profissionais formados em cursos de EAD são menos valorizados

Mito. O mercado de trabalho valoriza muito o profissional que opta pela EAD. Afinal, a modalidade exige dos estudantes as mesmas habilidades que as empresas buscam: autonomia, capacidade de organização e comprometimento com prazos. O diploma de cursos EAD e presenciais não possuem distinção, assim como a remuneração do profissional no mercado.

2 – Não existe interação social nos cursos à distância

Mito. Estudos mostram que a interação e troca social dos alunos na modalidade EAD é maior que nos cursos presenciais. Alunos de Educação à Distância de qualidade têm à disposição várias ferramentas on-line para interação, como e-mails, fóruns e chats, além de trabalho em grupo e interação presencial nos polos.

3 – EAD não funciona para cursos práticos

Verdade. Alguns cursos (Engenharia e Educação Física, por exemplo) exigem o uso de laboratórios e aulas demonstrativas. Para esses casos, os cursos semipresenciais são a melhor opção. Essa modalidade une o que tem de melhor na EAD e na educação presencial.

4 – As provas são feitas pela internet

Mito. De modo geral, as avaliações são aplicadas presencialmente no polo, com a presença de professores. Mas também existem testes e exercícios avaliativos que são feitos on-line. De qualquer forma, a legislação brasileira obriga que a avaliação presencial tenha um peso maior que as avaliações via internet.

5 – O ensino à distância ameaça o emprego do professor

Mito. O professor é essencial para verificar, mesmo à distância, o aprendizado do aluno. O computador não vai substituí-lo. O professor de EAD consegue até acompanhar melhor o desempenho dos alunos, por meio de fóruns de discussão e testes on-line.

Agora, você não tem desculpa para dizer que não entende de EAD, hein? Se quiser aprofundar ainda mais esse conhecimento, acompanhe as publicações do Faz Aí.

Aproveite para conhecer também os cursos de EAD da Universidade Positivo!