Odontologia Saúde

Qual é o salário de um dentista?

Entre as profissões com os maiores salários do Brasil, Odontologia ocupa lugar de destaque. Um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a profissão está em segundo lugar, ficando atrás apenas de Medicina. Quer saber qual é o salário de um dentista? Veja abaixo!

Média Salarial

Atualmente, a média do salário de um dentista é de R$ 5.367, com jornada aproximada de 40h. Mas tudo depende do campo de atuação, se o profissional trabalha em mais de um consultório, entre outras variáveis, que podem aumentar, e muito, esse valor!

Áreas de atuação

A remuneração de um cirurgião-dentista depende da especialidade escolhida. O profissional formado em Odontologia conta com várias possibilidades de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia, como Odontopediatria, Ortodontia, Odontologia Legal, Saúde Coletiva, Odontogeriatria, Odontologia do Trabalho, Implantodontia, Radiologia Odontológica, entre outras.

Entre os maiores salários, estão os profissionais de Estratégia de Saúde da Família, Periodontia, Clínica Geral, Auditoria e Odontologia Social.

Principais salários

De acordo com o Caged 2019, do Ministério do Trabalho, as médias salariais da profissão, de acordo com as principais especialidades, são:

Cirurgião-Dentista – Estratégia de Saúde da Família R$ 5.770,20
Cirurgião-Dentista – Periodontista R$ 5.517,13
Cirurgião-Dentista – Clínico Geral R$ 4.766,97
Cirurgião-Dentista – Auditor R$ 4.699,91
Cirurgião-Dentista – Odontologista Social R$ 4.519,33
Cirurgião-Dentista – Saúde Coletiva R$ 4.519,33
Cirurgião-Dentista – Saúde Pública R$ 4.519,33
Cirurgião-Dentista – Professor de Odontologia R$ 4.510,87
Cirurgião-Dentista – Dentística R$ 3.752,63
Cirurgião-Dentista – Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial R$ 3.741,97
Cirurgião-Dentista – Pacientes com Necessidades Especiais R$ 3.696,27
Cirurgião-Dentista – Odontologia Legal R$ 3.634,11
Cirurgião-Dentista – Odontogeriatria R$ 3.594,00
Cirurgião-Dentista – Endodontista R$ 3.466,65
Cirurgião-Dentista – Protesista R$ 3.133,73
Cirurgião-Dentista – Ortodontista e Ortopedista R$ 3.084,00
Cirurgião-Dentista – Radiologista R$ 2.880,25

E aí, já sabe qual Especialização você quer seguir?

Fonte: Caged 2019