Categorias
Engenharia Elétrica Engenharias

8 opções de carreira para o engenheiro eletricista

Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Se tem alguém que saber lidar com essas tarefas como ninguém, esse alguém é o engenheiro eletricista. Um profissional apaixonado por usinas, subestações, linhas de transmissão, telecomunicações e sistemas elétricos.

Mas, vamos falar sobre uma pergunta que não quer calar: quais são as áreas de atuação de um engenheiro eletricista? Chegou a hora de você conhecer 8 delas.

via GIPHY

1. Automação

Agilidade. Esse é o lema do engenheiro eletricista que opta por trabalhar na área de automação. E sabe o porquê disso? Porque ele adora projetar equipamentos eletrônicos que possam automatizar as linhas de produção nas indústrias, proporcionando mais velocidade aos processos. 

2. Construção civil

Planejamento de circuitos elétricos em construções e reformas. Um engenheiro eletricista da área de construção civil manja desses paranauê – opa, serviços. 

3. Instrumentação

Essa área é voltada especialmente para os engenheiros eletricistas que criam instrumentos que auxiliam na realização de medidas, na mensuração de dados e por aí vai. Ajudar o coleguinha de profissão: esse é o espírito.

4. Eletroeletrônica

Projetar redes de transmissão de dados para que diversos aparelhos eletrônicos possam funcionar como manda o figurino. Isso é quase um hobbie para os engenheiros dessa área.

5. Telecomunicação

Os engenheiros eletricistas da área de telecomunicação adoram criar sistemas de telefonia e transmissão de dados. Puxe uma cadeira, sente ao lado desse profissional e comece a falar sobre o processo de fabricação de aparelhos telefônicos…o assunto pode ir longe (bem longe).

6. Microeletrônica

Se você já se perguntou sobre a criação dos famosos chips, está aí uma área que vale a pena você conhecer. Os engenheiros da área microeletrônica são mestres na criação de circuitos integrados para computadores, celulares e muito mais.

7. Programação e hardware

Está aí uma área que não para de crescer. Se você gosta de ler sobre hardwares para equipamentos eletrônicos, mas também tem uma quedinha (quer dizer, uma superqueda) por Engenharia Elétrica, essa área é um combo de tudo o que você precisa para trabalhar feliz.

8. Eletrotécnica

Redes de energia, usinas e sistemas de geração e transmissão. Os engenheiros da área eletrotécnica cuidam disso tudo como ninguém. E sabe o que mais esse profissional pode fazer? Criar placas eletrônicas para o funcionamento de equipamentos eletrônicos.

Vamos combinar: o engenheiro eletricista é um profissional que merece…

via GIPHY

Leia também: De olho no salário dos engenheiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *