Dicas Direito Enfermagem Gastronomia Licenciaturas Pedagogia Psicologia Saúde Serviço Social

6 cursos para trabalhar com pessoas

Você gosta de trabalhar com pessoas e tem facilidade para se comunicar e ajudar os outros? Quer seguir uma carreira profissional para ter essa habilidade valorizada e reconhecida? Então, temos algumas dicas e opções de cursos que você pode gostar.

1. Psicologia

A área da saúde é provavelmente a primeira que você pensa quando fala de profissões que lidam com pessoas. E existe alguém que atenda mais outro ser humano do que um psicólogo? Se você é aquela pessoa que os amigos procuram quando precisam de conselhos, pode apostar que a Psicologia é o caminho certo. Você vai poder ajudar as pessoas a encontrar respostas e vai poder impactar diretamente em suas vidas.

O curso tem duração de cinco anos e o profissional pode atuar atendendo pacientes em clínicas, consultórios e no setor público ou em empresas privadas como, por exemplo, no departamento de Recursos Humanos. Ainda existe a opção de criar seu próprio negócio e trabalhar de forma independente ou seguir a área acadêmica.

2. Enfermagem

Você está sempre preocupado com seus amigos e tem aquele instinto de proteção? Gosta da área de saúde e quer poder cuidar diretamente das pessoas? O curso de Enfermagem é uma ótima opção. O enfermeiro é peça-chave dentro de uma equipe de saúde. Ele é fundamental na conexão com todos os outros profissionais: médicos, auxiliares de Enfermagem, administradores, nutricionistas, psicólogos.

Entre os campos da Enfermagem mais promissores estão os de saúde comunitária e saúde da família. O curso tem cinco anos de duração e o profissional pode trabalhar em diferentes áreas em níveis gerenciais, administrativos e assistenciais.

3. Serviço Social

Se você quer seguir uma carreira que lida diretamente com o ser humano, mas não pretende cursar nada na área de saúde, Serviço Social pode ser seu caminho. O assistente social tem como foco analisar e entender as dificuldades individuais e comunitárias da população e encontrar soluções para oferecer melhores condições de vida para as pessoas e para diminuir a desigualdade social.

A maior parte dos profissionais que seguem essa carreira trabalham no setor público, mas o mercado para consultoria junto a pequenas e médias empresas demonstra crescimento. Desde 1993, com a instituição da Lei Orgânica de Assistência Social – Loas, o trabalho para garantir melhores condições de vida a famílias em situação vulnerável se tornou um dever do Estado.

4. Pedagogia

O professor é o profissional mais importante da sociedade. Você com certeza já ouviu essa frase pelo menos uma vez em sua vida. Existe algo mais nobre e gratificante que educar? Até hoje você ainda deve lembrar daquele seu professor ou professora preferido. E provavelmente nunca vai esquecer.

O curso de Pedagogia tem quatro anos de duração e o profissional pode atuar na iniciativa privada ou pública, mas também em outras áreas da educação. O mercado é amplo e conta com oportunidades em órgãos públicos ligados à educação, treinamento e coordenação de empresas, escolas de idiomas ou editoras de livros didáticos, por exemplo.

5. Jornalismo

Já pensou em ser um contador de histórias? Esse é o curso ideal para você que gosta de investigar e correr atrás de notícias. As pessoas são a razão do trabalho do jornalista. É a partir delas que o profissional extrai os acontecimentos e para elas que os conteúdos são transmitidos.

Após quatro anos de graduação, você está preparado para atuar em diversas áreas da comunicação. Além dos tradicionais meios como televisão e rádio, o mercado está aberto a mídias on-line e assessorias de imprensa. O jornalista também pode atuar no departamento de comunicação das empresas privadas e agências especializadas.

6. Gastronomia

O próximo MasterChef Brasil pode ser você! Já se imaginou comandando uma cozinha e encantando as pessoas com seu “tômpero”? Cozinhar não é apenas dominar o fogão e as facas, mas também pensar nas pessoas desenvolver habilidades de gestão e administração. Além de manipular os alimentos e desenvolver cardápios, é preciso lidar diretamente com o chef e demais membros da equipe de cozinha, além de garçons e outros funcionários do estabelecimento. Além disso, é preciso pensar no público que receberá os pratos que você irá produzir.

De acordo com pesquisa do Instituto Foodservice Brasil (IFB), um terço da renda mensal do brasileiro é utilizada para refeições fora de casa. O setor de alimentação apresenta tendência de crescimento e o profissional graduado em Gastronomia poderá atuar no mercado comercial, em restaurantes, bares e hotéis. Também há a possibilidade de ocupar espaços em hospitais e indústrias e ainda prestar serviços de consultoria.

Se você gosta e quer trabalhar diretamente com as pessoas, uma dessas seis carreiras pode ser a sua. Da área de saúde à comunicação, todas essas opções vão te colocar em contato imediato com outros indivíduos.