Letras – Português e Inglês Licenciaturas

Por que estudar Letras?

Saber como escolher o curso certo para fazer na faculdade pode ser algo extremamente assustador (e empolgante). Mas, você já experimentou tentar explicar para seus pais ou amigos o porquê de sua escolha profissional? Isso sim é missão! Afinal, nem sempre as pessoas conseguem entender o que te levou a sonhar com determinada profissão.

Pensando nisso, e a fim de dar uma facilitada na vida daqueles que optaram por estudar Letras, o Faz Aí criou uma lista com 5 motivos para justificar uma formação totalmente voltada para a compreensão da língua, da literatura e do discurso.

Vale a pena conferir!

Motivo 1: a área é mais ampla do que realmente parece

Na maioria das vezes, quem passa pelo curso de Letras atua como professor em escolas, universidades, cursinhos e centros de idiomas. Mas, como os profissionais dessa área mandam muito bem em revisão, produção de texto e tradução, eles também podem trabalhar em veículos de imprensa, agências de publicidade, editoras, empresas de tradução e revisão, emissoras de TV, universidades e no departamento de comunicação de diversas organizações.

Motivo 2: o curso aproxima os estudantes de conteúdos aprofundados da língua portuguesa

Embora o estudo da língua portuguesa e de suas infinitas regras pareça tortura para algumas pessoas, para quem estuda Letras isso é quase um hobbie – daqueles bem relaxantes, por sinal.

Isso acontece, principalmente, porque os estudantes dessa área valorizam (e muito) os fenômenos linguísticos, a gramática e tudo o que possa estar relacionado às técnicas de redação e análise das produções literárias. Temas que serão amplamente trabalhados durante todo o curso de Letras.

Motivo 3: essa formação aperfeiçoa skills que são importantes para o mercado

Os estudantes de Letras costumam passar horas e horas realizando leituras lentas, imersivas e ricas em detalhes. E como esse hábito influencia diretamente na habilidade de escrever, os resultados das produções textuais dos profissionais dessa área são realmente impecáveis. E vamos combinar: as empresas amam que sabe se expressar bem no mundo corporativo.

Motivo 4: Letras habilita o aluno para ter um conhecimento global

Os licenciados em Letras, principalmente aqueles que estudaram sua língua materna mais uma língua estrangeira, são muito habilidosos com idiomas de uma forma geral. Talvez, isso aconteça por causa dos inúmeros contatos que o estudante tem com técnicas que permitem absorver mais detalhes da gramática, independentemente da língua a qual ela pertença.

Motivo 5: o curso de Letras forma profissionais mais atentos

De tanto escrever, ler, revisar e traduzir conteúdos, os profissionais de Letras acabam ganhando um dom a mais no currículo: o de serem extremamente observadores – em todos os sentidos.

Agora que você já conhece fortes motivos para defender sua escolha profissional, só lhe resta duas alternativas: cursar Letras e conquistar o mercado.