Como está mercado de TI no Brasil?

A notícia é bombástica: até 2022, o mercado de TI pode apresentar um déficit de 290 mil profissionais.

E sabe por que isso acontece?

A demanda anual por novos talentos nessa área está projetada em 70 mil profissionais. Porém, apenas 46 mil pessoas se formam anualmente com o perfil necessário para atender a essas vagas. Do total de formados, o principal curso finalizado é Análise e Desenvolvimento de Sistemas, seguido por Sistemas de Informação e Ciência da Computação.

Esse cenário, no qual o número de vagas na área de tecnologia aumenta anualmente, tende a se repetir nos próximos anos. A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná – Assespro, indica, inclusive, que esse número aumentou 300% no Brasil em 2019. Ou seja, a conta não bate. A necessidade de profissionais do mercado de TI é praticamente o dobro do número de estudantes que saem das universidades.

A consequência negativa disso?

O ecossistema tecnológico corre o risco de sofrer um apagão técnico, impactando no desenvolvimento do país.

E a consequência positiva?

O mercado precisa cada vez mais de profissionais capacitados para o mercado de TI.

Então, se você está pensando em investir em uma formação da área, este é o momento certo para começar a investigar qual curso combina com seu perfil profissional.

Dentre as opções, destacam-se:

Com o início de um curso voltado para o mercado de TI, a probabilidade de você estar empregado logo no primeiro ano de estudo é alta e real.