Categorias
Engenharia Civil Engenharia da Computação Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Engenharia de Energia Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Engenharia Mecânica Engenharias

Dia do Engenheiro: quais são as skills dos novos engenheiros?

Ok, vamos com calma! Eu sei que existem várias Engenharias, e que elas são bem diferentes umas das outras. Mas, como hoje é Dia do Engenheiro, resolvi te contar um segredinho: algumas competências que são comuns a todos os profissionais dessa área. Você sabe quais são elas?

via GIPHY

A medida que essa profissão se modernizou, novas experiências começaram a ser valorizadas. Agora, além de toda aquela parte técnica aprendida ao longo do curso, habilidades de gestão e planejamento passaram a contribuir como diferenciais dentro do mercado de trabalho.

Com tais conhecimentos, não é à toa que diversas áreas de atuação abraçaram os engenheiros como parte de suas equipes. Então, de uns anos para cá, esses profissionais tomaram os escritórios e diferentes setores, trabalhando em áreas que vão desde a saúde até a comunicação.

E sabe o que aconteceu com os profissionais de Engenharia após esse aumento de empresas prezando por seus serviços?

Outras habilidades começaram a ser exigidas, como:

  • Mente mais aberta para explorar novas áreas, conhecimentos e oportunidades;
  • Facilidade para gerenciar o tempo e organizar a rotina;
  • Domínio das emoções, principalmente em situações de pressão;
  • Conhecimento de seus pontos fortes e de seus colegas de trabalho;
  • Entre outros.

Junto com tudo isso, outras habilidades passaram a ser requisitadas nos currículos. Agora, de nada adiantar ser um mestre da lógica e da matemática se a comunicação e o bom relacionamento são competências falhas.

Proatividade e independência também são habilidades bem-vindas, assim como o domínio de novas tecnologias e a constante atualização.

Você está preparado para doar um pouco dessas skills ao mercado? Se a resposta for sim, há grandes chances de você comemorar, em breve, o Dia do Engenheiro como um profissional da área.

Leia também: De olho no salário dos engenheiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *