Como as experiências universitárias podem ajudar em sua carreira?

Cada vez mais, nos deparamos com divulgações como essa: sem pé nem cabeça. Afinal, como pode um aluno (ou recém-formado) cumprir tantos requisitos técnicos, se ele ainda não viveu a profissão escolhida?

Embora essa realidade pareça assustadora, principalmente no que diz respeito à conquista do primeiro emprego, agora, existem outras formas dos universitários “provarem” às organizações o quanto eles podem contribuir.

E sabe o que os estudantes precisam fazer para conquistar uma vaga de destaque no mercado trabalho? Investir em grandes experiências universitárias!

Foi pensando justamente nesse cenário que a Universidade Positivo lançou o Semipresencial Experience. Uma modalidade de ensino que aproxima os graduandos das demandas de sua tão sonhada profissão, antes mesmo do primeiro estágio.

Nesse modelo, o aluno é convidado a estudar toda a parte teórica de sua formação quando e onde quiser, por meio de aulas on-line. Mas, quando o assunto é colocar a mão na massa e praticar, o Semipresencial Experience é ainda mais inovador. Sabe por quê? Porque ele permite que os graduandos, uma vez por semana, estejam em contato com grandes professores. Além disso, ele também aproxima os estudantes do dia a dia de startups e de outras empresas, o que, certamente, garantirá doses extras de conhecimentos e muito networking.

O grande barato desse modelo de ensino, que vem se tornando um dos queridinhos – principalmente pelas pessoas que têm uma rotina mais agitada –, é que ele permite conciliar os estudos a outras atividades importantes, como trabalho, cuidado com filho, voluntariados e por aí vai.

De acordo com Rodrigo Poletto, diretor de Educação à Distância da Universidade Positivo, hoje, a população vive com horários muito apertados. É preciso que o mercado se adapte a essa realidade para garantir que todos tenham direito (e chance) de construir um currículo de peso.

É fato: cada dia mais, nossa rotina se compromete. Passamos horas e horas fora de casa, tentando dar conta de inúmeros compromissos. Ou você quer fazer um curso que não é ofertado em sua cidade ou você tem filhos e trabalha e não consegue ir à universidade todos os dias. Precisamos ofertar às pessoas um modelo de educação cada vez mais acessível”, comenta.

E sabe por que tudo isso é importante?

Primeiro: porque as experiências universitárias auxiliam no desenvolvimento de skills que são muito importantes para o mercado atual, como: responsabilidade, organização, resiliência, criatividade e inovação.

Segundo: porque algumas das melhores oportunidades de trabalho aparecem por meio de contatos. Ou seja, as visitas que são realizadas às organizações são ótimas oportunidades para estreitar laços com pessoas que são da área de interesse.

Terceiro: porque as experiências universitárias são uma espécie de treinamento para a vida real. Ou seja, é na faculdade que o aluno começa a traçar sua carreira, experimentando, errando e acertando. E vamos combinar: essas são as ações ideais para se conhecer, adquirir conhecimentos, desenvolver aptidões e alinhar planos.

Gostou dessa dica de como se capacitar para o mercado de trabalho? Depois da leitura deste texto, dificilmente você irá concordar com aquele amigo que vive dizendo “preciso de experiência para arrumar um emprego, preciso de um emprego para ter experiência”. Não é mesmo?