Dicas Psicologia Serviço Social

Psicologia e Serviço Social. Como está o mercado?

As últimas pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) não nos permite mentir: o mercado de trabalho para Psicologia e Serviço Social tem crescido – e muito – nos últimos anos.

Notícia boa, não?

Mas esse cenário só se tornou possível a partir de muitas mudanças. Abaixo, conheça um pouquinho mais sobre essas áreas.

Quando o assunto é Psicologia

O mercado de trabalho para os psicólogos é muito mais amplo do que parece. Mas as coisas nem sempre foram assim.

Há alguns anos, os psicólogos atuavam apenas em clínicas, realizando o atendimento de pacientes com distúrbios do comportamento. Porém, hoje, a demanda para esses profissionais aumentou consideravelmente. Análise de comportamento, recrutamento e seleção, orientação profissional e consultoria são apenas algumas das atividades que passaram a ser realizadas pelos psicólogos, em diversos ambientes de trabalho.

Entre esses locais, destacam-se:

– Consultórios próprios ou não;

– Hospitais;

– Setor de Recursos Humanos das empresas;

– Escolas;

– Organizações Não Governamentais (ONGs);

– Detran.

Agora, quando o assunto é Serviço Social

Se você parasse dez pessoas na rua para perguntá-las sobre o papel de um assistente social, pelo menos oito responderiam algo relacionado a ajudar ao próximo. Mas, vamos combinar, esse termo é bem genérico e não diz muita coisa. Não é mesmo?

O assistente social é o responsável por garantir e proteger os direitos da população em empresas do setor privado e público e também em ONGs. Por conta da grande desigualdade social existente no Brasil atualmente e devido à urgência de se resolver essa questão, os profissionais de Serviço Social vêm assumindo responsabilidades cada vez mais importantes, que envolvem desde o planejamento até a execução de políticas e programas sociais.

Hoje, os assistentes sociais ocupam vagas em diversos segmentos, dentre eles:

– Educação;

– Saúde;

– Jurídico.

E quando o assunto é o mercado do momento para Psicologia e Serviço Social…

No fim de 2019, mais especificamente no dia 12 de dezembro, o Diário Oficial da União publicou a Lei n° 13.935/2019, que estabelece que os serviços básicos de Psicologia e Serviço Social deverão ser realizados na rede pública de ensino como instrumento de promoção das relações de respeito e enfrentamento à violência escolar.

Legal, né? E sabe o que isso significa? Que o campo de atuação para os psicólogos e assistentes sociais será ainda maior neste e nos próximos anos e que o número de vagas disponíveis no setor de educação para os profissionais dessas áreas tende a crescer.

Então, se você está pensando em investir no curso de Psicologia ou Serviço Social, procure manter essa afirmação sempre em mente: a área educacional promete grandes oportunidades de crescimento.

Para saber mais sobre a formação em Psicologia e Serviço Social, clique aqui!