Relações Internacionais

5 motivos para cursar Relações Internacionais

Imagine a seguinte situação: você está em casa, jantando com seus pais, quando os dois começam a discutir sobre o destino das próximas férias.

Opção A: você toma partido de um dos lados e contribui para a “confusão” de falas.

Opção B: você organiza a conversa e negocia com seus pais uma viagem que seja agradável para todos.

Se você escolheu a opção B, duas coisas são certas:

1) A negociação é sua arma mais poderosa;

2) Você adora usá-la (mesmo que seja em situações bem corriqueiras).

Já pensou em aperfeiçoar essa habilidade para traçar uma carreira em Relações Internacionais? Abaixo, conheça 5 motivos para investir nessa área de atuação.

Motivo 1: curso multidisciplinar

O curso de Relações Internacionais contempla matérias bem diversificadas, que vão desde Business English até Segurança e Relações Internacionais. Por conta disso, os estudantes dessa área possuem um vasto conhecimento sobre tudo o que possa estar relacionado à economia, ciência política e ao Direito.

Motivo 2: área ligada ao que é atual

Os internacionalistas sempre estarão por dentro de tudo o que acontece dentro de sua nação ou nos países estrangeiros. Esse contato com as notícias e a participação em debates sobre conflitos sociais e políticos acontecerão desde a faculdade até o fim do exercício da profissão.

Motivo 3: mercado em crescimento

Devido à globalização e à intensificação do comércio internacional nas duas últimas décadas, muita coisa mudou no mercado de trabalho para os internacionalistas. Hoje, carreiras envolvidas com questões geográficas e governamentais e negociação entre países se tornaram primordiais.

Ou seja, campo de atuação é que não falta!

Motivo 4: oportunidade de atuar em várias frentes

Embora a área de diplomacia seja a mais conhecida e procurada pelos profissionais formados em Relações Internacionais, no mercado de trabalho, existem diversas oportunidades para quem manja de relações políticas, econômicas, culturais e sociais entre dois ou mais países.

Conheça as principais áreas de atuação:

• Diplomacia: o profissional de RI atua como representante de seu país de origem em outras nações;
  • Educação: área voltada para aqueles que desejam dar aulas em faculdades e universidades;
  • Consultoria: para profissionais que representam empresas, posicionando cada uma delas fora do país;
  • Logística: pensada para quem deseja organizar os recursos de uma determinada empresa fora do país;
  • Meio ambiente: área direcionada aos profissionais que representam governos, empresas e organizações no tratamento de questão ambientais;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs): os internacionalistas dessa área são mestres em captar recursos e fechar parcerias com empresas estrangeiras.

Motivo 5: chance de dominar várias línguas

No curso e no exercício da profissão, os internacionalistas terão a oportunidade de aprender a escrever, falar e compreender muitas línguas estrangeiras, principalmente o inglês e o espanhol. Afinal, nem sempre as negociações comerciais, diplomáticas e políticas acontecerão na língua nativa do profissional.

De posse dessas informações, fica mais fácil para responder: Relações Internacionais é para você? Conte para nós nos comentários!