Como o cérebro funciona nos estudos em casa?

O cérebro é uma máquina fascinante. Poderíamos discorrer longamente sobre esse assunto, a partir de vários aspectos, mas aqui, vamos falar especificamente do comportamento cerebral relacionado aos estudos em EAD.

Quando decidimos iniciar um curso à distância, precisamos nos adaptar a uma nova rotina, certo? Esse processo exige a participação ativa desse órgão tão esquisito e surpreendente que é o cérebro.

O professor Gustavo Gava, filósofo com Mestrado e Doutorado na área de Filosofia da Mente, explica que para os estudos em casa prosperarem é necessário criar um novo hábito, que, repetido várias vezes, se torna um comportamento.

O segredo dos 21 dias

Para a neurociência, a aprendizagem é uma boa memória gravada. Ela acontece de acordo com um “segredo cerebral”: o cérebro leva mais ou menos 21 dias para gravar o início de um novo comportamento ou fazer um novo registro nas conexões neurais.

Até a escolha do local onde você vai estudar é determinante para o aprendizado. Segundo Gava, o cérebro tem várias ramificações de memória conforme o ambiente. “Ele já tem gravado que na cozinha eu vou comer e que na cama eu vou dormir, por exemplo”.

É muito importante, então, definir um local onde você só vai estudar. O cérebro vai atribuir um significado específico àquele espaço e orientar o seu sistema a se organizar para uma única ação: estudar.

Não deixe tudo para a última hora!

Para que seus estudos funcionem – e o “segredo” dos 21 dias também –, é fundamental seguir seu cronograma. Se você deixar pra ler um texto em cima da hora, o cérebro não vai entender aquele conteúdo como algo relevante.

“Se o aluno for se habituando, seguindo o passo a passo proposto no cronograma, o cérebro vai armazenar muito mais conhecimentos”, diz o professor. Estabelecer um horário fixo de estudo também é eficaz no processo de criação de hábito.

Vale um cuidado especial: não sobrecarregue o cérebro! Nada de estudar o fim de semana inteiro pra dar conta de entregar um trabalho. Em vez disso, se organize pra estudar um pouco a cada dia. O resultado será muito mais positivo.

Está pronto para iniciar os estudos em casa? Conheça os cursos de EAD da Universidade Positivo e continue ligado no Faz Aí para mais conteúdos sobre Educação à Distância!