10 mitos e verdades sobre EAD – parte 1

A Educação à Distância tem crescido em ritmo acelerado nos últimos anos. Isso significa que, cada vez mais, o mercado de trabalho recebe profissionais formados em cursos de EAD. Apesar desse crescimento, ainda existem muitas dúvidas sobre a modalidade.

O diretor da Associação Brasileira de Ensino à Distância (Abed) e pró-reitor da Universidade Positivo, Carlos Longo, explica o que é mito e o que é verdade sobre o assunto:

1 – Cursos à distância são mais flexíveis

Verdade. Em um curso de EAD, o estudante pode definir o local e os horários de estudo. Ou seja: ele não adapta a rotina em função dos estudos, mas sim os estudos em função da rotina. Pensando de forma mais ampla, isso permite, inclusive, que mais pessoas tenham acesso à educação.

2 – A qualidade do ensino na modalidade EAD é menor

Mito. O próprio MEC, por meio do exame Enade, comprova isso: os resultados dos cursos de EAD são os mesmos ou até melhores. O que precisa mesmo ser avaliado na hora de escolher, é a qualificação do quadro de professores, a credibilidade e o desempenho da instituição nas avaliações do MEC.

3 – O curso à distância é mais fácil

Mito. Os cursos de EAD são bem exigentes. O aluno precisa ter mais disciplina e responsabilidade, e, claro, habilidade para gerir o tempo. Ou seja, a dificuldade natural do curso é somada a esse aspecto da autonomia na aprendizagem.

4 – Cursos de EAD são mais acessíveis financeiramente

Verdade. Por vários motivos, o valor das mensalidades é mais baixo em comparação com os cursos presenciais. Além disso, o material didático é disponibilizado gratuitamente nas plataformas on-line. Isso sem falar que o estudante também economiza em transporte e alimentação.

5 – Todos os cursos de EAD são bons

Mito. Essa é uma realidade tanto da modalidade presencial quanto do EAD: nem todos os cursos são recomendados. Por isso, é importante dar uma pesquisada para ver se a instituição é qualificada, se tem reconhecimento do MEC e se o corpo docente tem competência.

Ainda com dúvidas?

Sem problemas! Fique ligado na segunda parte dos mitos e verdades sobre EAD nas próximas publicações do Faz Aí.

Conheça também os cursos de EAD da Universidade Positivo.