5 aprendizados que a EAD proporciona

Praticamente tudo o que a gente faz hoje envolve o universo on-line: comprar, vender, se informar, se comunicar… Então, por que não estudar on-line?

A Educação à Distância é o campo que mais cresce na área da Educação, tanto no Brasil como no mundo. Confira a seguir alguns aprendizados que todo bom estudante de EAD adquire:

1 – Ser paciente e respeitar as etapas de um processo

Aprender é algo que leva tempo, e isso fica ainda mais evidente em um curso de EAD. Como é você quem comanda o aprendizado, é preciso trabalhar a paciência e ser muito focado para ver o progresso acontecer.

As informações devem ser absorvidas e sintetizadas por você – e isso não pode ser apressado. Então, não adianta pular etapas ou deixar de fazer exercícios e trabalhos. Vai dizer que isso não é importante em qualquer situação da vida?

2 – Entender que estudar em casa não é algo solitário

Definitivamente não é. Se uma sala de aula comporta 30 ou 40 alunos, os espaços virtuais são ilimitados! Pessoas de todo o país (e até do exterior) podem estudar o mesmo curso e interagir de muitas maneiras.

Conheça as ferramentas disponíveis e interaja com seus colegas, mentores e professores sempre que achar necessário. Além disso, muitos cursos exigem encontros presenciais. Aproveite tudo isso e não se sinta só.

3 – Reconhecer que o sucesso depende de si mesmo

Sim, a gente sabe que não estamos sozinhos no mundo e que dependemos uns dos outros para tudo. Mas, se a vontade de chegar a algum lugar não surgir em você mesmo, nada acontece.

A liberdade de escolher a hora e o local em que vai estudar pode ser a melhor ou a pior coisa para seu aprendizado. O mais importante é ter autoconhecimento e responsabilidade para não cair em armadilhas.

Essa história de deixar sempre pra depois acaba virando “nunca”, e aí seu investimento vai por água abaixo e, em vez de conhecimento, você ganha frustração.

4 – Compreender o momento de cada coisa

Estudar em casa ensina que tudo tem a hora certa: estudar, comer, mexer no celular e por aí vai. Apesar de toda a flexibilidade que a EAD oferece, é superimportante ter essa consciência para não se perder.

Defina um horário pra estudar e deixe as distrações de lado nesses instantes. Quanto mais concentrado você estiver em uma atividade, mais bem executada ela vai ser. Leve esse aprendizado para tudo o que fizer na vida.

5 – Dominar a tecnologia é útil em muitos contextos

Se tem uma coisa que você aprende constantemente em um curso de EAD é que a tecnologia é imprescindível. Além das ferramentas básicas de seu computador, você precisa se familiarizar com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Estudar à distância, portanto, vai te preparar para as tendências atuais e do futuro. Praticamente todas as áreas e situações da vida dependem em algum nível de conhecimentos tecnológicos. Então, bora se atualizar!

Está interessado em estudar à distância? Conheça os cursos EAD da Universidade Positivo e continue ligado no Faz Aí para mais conteúdos sobre Educação à Distância!