Categorias
Dicas

O que o mercado de trabalho espera de você?

Com as recentes mudanças na sociedade, especialmente dadas pela internet e por outros avanços tecnológicos, muita coisa tem se alterado no mercado de trabalho.

Antigamente, bastava ter uma boa faculdade para ser bem-sucedido na vida. Um profissional de Engenharia, Direito, Medicina e Odontologia, por exemplo, sempre ocupava lugar de destaque, aonde quer que fosse.

Sabe quem pode comprovar tudo isso que foi dito aí em cima? Seus pais ou avós. Na juventude deles, com certeza, o foco estava em conquistar um superdiploma. O restante, como ter um bom salário, um bom carro, uma grande casa e por aí vai, era apenas uma consequência de um objetivo maior: concluir uma faculdade renomada.  

Mas, agora, a história é outra…

via GIPHY

A competitividade entre as empresas e a inovação tecnológica transformaram a maneira como fazemos os produtos e serviços, alterando também a forma como as pessoas se relacionam com o mercado de trabalho.

Pode parecer uma grande loucura, mas ao mesmo tempo em que a tecnologia deixa vida muito mais fácil, ela também torna o mercado de trabalho mais competitivo e restrito. Ou seja, hoje, ter uma faculdade já não é uma garantia de sucesso.

As empresas atuais precisam de pessoas com qualificação técnica e com as soft skills ideais para seus modelos de negócio.

Os profissionais devem conhecer profundamente a lógica econômica de seu setor de atuação, indo além da especialidade de sua formação. Um médico que não conhece da economia associada ao setor de saúde, por exemplo, não terá espaço em futuro próximo (cada vez mais próximo).

É fundamental que a mentalidade do passado seja vista como um capítulo encerrado.

via GIPHY

Quer assumir um lugar de destaque no mercado de trabalho? Invista em uma formação que te prepare para trazer valor às empresas. Os profissionais capazes de se relacionar em equipe e de se adaptar a mudanças de cenários têm mais chances de chegar ao topo.

Uma resposta em “O que o mercado de trabalho espera de você?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *