Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Engenharias

O que faz um engenheiro de bioprocessos e biotecnologia?

A família é uma peça-chave na vida das pessoas, principalmente quando o assunto é incentivar a construção de um futuro, seja ele pessoal ou profissional. Provavelmente, foi naquelas reuniões de domingo, durante um bate-papo pra lá de informal, que seus tios começaram com aquelas perguntinhas clássicas: e os namoradinhos? E a faculdade? Já sabe o que você quer fazer da vida?

Questionamentos relacionados ao crush não são nada agradáveis, mas entre os 15 e 17 anos responder sobre uma possível carreira é quase missão impossível. Por esse motivo, resolvemos te dar um help, contando um pouquinho mais sobre uma das profissões do momento: engenheiro de bioprocessos e biotecnologia.

Vamos falar sobre?

O engenheiro de bioprocessos e biotecnologia é o responsável por criar e reformular processos e produtos que serão utilizados em casos específicos, os de desenvolvimento e transformação biológica. Ou seja, a grande expertise desse profissional é realizar atividades que estejam relacionadas à pesquisa para melhoramento genético, inclusive no que diz respeito ao meio ambiente e à agricultura.

O estudante que optar por essa formação passará anos e anos lidando com atividades, pesquisas e provas repletas de muita Matemática, Química, Física e Biologia. Então, se você não faz parte do grupo dos apaixonados por números, este é o momento certo para correr atrás de uma nova alternativa de carreira.

Quer dar uma espiada nas matérias que farão parte de sua rotina universitária? Aí vão algumas delas!

• Engenharia Econômica
  • Genética Molecular
  • Planejamento Experimental e Análise de Dados
  • Laboratório de Criatividade e Inovação
  • Projetos Industriais: Agroalimentar e Agroindustrial
  • Projetos Industriais: Biomassa e Biocombustíveis

Para conhecer a grade completa, clique aqui.

Mas agora, vamos ao que interessa: vale a pena enfrentar o mercado de trabalho de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia? Opa, sem dúvidas! Esse campo de atuação está em expansão, recebendo incentivo de todos os lados.

Por esse motivo, após a formação, o engenheiro de bioprocessos e biotecnologia poderá atuar em diversos segmentos, dentre eles o de alimentos e bebidas, biocombustíveis, meio ambiente, engenharia genética, biomateriais e saúde humana e animal, sem contar nos institutos de pesquisa, nas áreas de gestão, consultoria e empreendedorismo.

E aí, vai encarar? Estamos na torcida para que a resposta seja sim.

Leia também: Soft skills? Descubra o que é isso!