Dicas

10 skills que a Educação à Distância ajuda a desenvolver

Se você nunca pensou em fazer um curso inteirinho no conforto de seu lar, talvez você mude de ideia agora. Conheça todas essas skills que o estudo à distância pode te dar.

1 – Autonomia para guiar a própria jornada

Se você nunca se sentiu protagonista de algo, agora é a hora. Em um curso de EAD, você é inteiramente responsável pelo seu progresso. Tenha liberdade para criar sua rotina de estudos, mas seja disciplinado e faça acontecer.

2 – Desenvoltura para lidar com a tecnologia

Uma variedade de ferramentas tecnológicas fica à disposição do aprendizado: sites, apps, e-books, chats, lousas interativas… Você vai se familiarizar com o mundo virtual e se sentir capaz de encarar desafios que demandam esse conhecimento.

3 – Coragem para arriscar e inovar

A internet é um espaço bem democrático. Por várias razões, os usuários se sentem mais à vontade para expor ideias – o que torna as interações virtuais muito ricas. Já pensou participar de um superprojeto em colaboração?

4 – Autoconfiança para realizar tarefas

Guiar a própria aprendizagem pode ser muito gratificante. Assim que você encontra o ritmo ideal e conclui as tarefas passo a passo, você percebe que manja da coisa e fica realmente satisfeito com isso.

5 – Praticidade para aprender

Em algum momento, você vai perceber que o melhor jeito de aprender é simplificando as coisas. A EAD ensina a ter praticidade nos estudos: “tenha tudo ao alcance das mãos”. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) sintetizam essa ideia.

6 – Foco para concluir atividades

Não só na internet, mas também em nosso lar existem, muitas distrações: a geladeira, a família, a cama (sempre convidativa)… Você tem que ser persistente e dizer para si mesmo: “ok, agora, vou fazer isso e nada mais”.

7 – Domínio da escrita e comunicação on-line

A Educação à Distância estimula o estudante a desenvolver habilidades de escrita. Por meio de chats, fóruns de discussão e e-mails, ele refina a maneira de se expressar e percebe que a internet tem uma linguagem própria.

8 – Capacidade de se adaptar a diferentes situações

Ao decidir fazer um curso on-line, você já está manifestando essa skill. Afinal, estudar à distância pede uma mudança no cotidiano e em alguns hábitos. A rotina de estudos mostra que estar aberto a novas possibilidades – e a web está cheia delas! – é muito produtivo.

9 – Dedicação em projetos de longo prazo

Qual é a qualidade determinante em projetos de longo prazo? Resiliência. A EAD ajuda o aluno a reconhecer que é capaz de fazer a coisa funcionar. Isso dá confiança e paciência para concretizar ideias, leve o tempo que levar.

10 – Clareza de objetivos

Por falta de informação, muita gente ainda acha que a EAD é inferior à educação presencial. Por isso, essa modalidade exige confiança e entrega por parte do aluno. Se ele sabe o que quer, o aprendizado será tão (ou até mais) proveitoso quanto seria em um curso presencial – e ele chegará aonde quiser.

Não surpreende que a Educação à Distância seja uma tendência, não é mesmo? Com tantas skills, prepare-se para ser um profissional muito desejado pelo mercado!

Quer saber mais sobre a EAD? Então, se liga nas próximas publicações do Faz Aí!

Aproveita e dá uma olhadinha também nos cursos de EAD que a Universidade Positivo oferece.